Sobre o IPMUR

O IPMUR (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Urucuia), foi aprovado em reunião Extraordinária na Câmara Municipal de Urucuia, no dia 05 de julho de 1993, em Autarquia Municipal, por intermédio da Lei 062/1993

O Instituto funcionou como CAPS (Caixa de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Públicos do Município de Urucuia), até 30 de março de 2021 e passou a funcionar como Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Urucuia, desde 30 de março e 2021, através da Lei 723/2021.

A criação do IPMUR se deu pela necessidade de o servidor estar mais próximo dos recursos e direitos previdenciários que os assistem, com uma administração centralizada e focada nas peculiaridades previdenciárias dos servidores do município. 

O IPMUR presa por uma gestão previdenciária, abrangente e específica, e tem a possibilidade de melhor avaliar e aplicar as receitas previdenciárias, com base no estudo do perfil previdenciário dos servidores públicos deste município, de modo a alcançar um instituto sadio, sólido e com responsabilidades presentes e futuras. 

Como uma instituição pública, o IPMUR tem seus atos vinculados à legalidade, e, portanto, fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado do Minas Gerais, pela Câmara Legislativa Municipal e pelo Ministério da Previdência Social, órgãos aos quais prestam contas periodicamente, e pelos órgãos colegiados do IPMUR que participam ativamente das tomadas de decisões. 

Ressaltamos que desde a implantação do IPMUR todos os esforços estão sendo ministrados no sentido de manter um Instituto viável e em constante aprimoramento. Contudo, contamos com a participação efetiva dos servidores, para que nos procure e venham se informar sobre a atuação do IPMUR, seus mecanismos, direitos e quaisquer dúvidas. Afinal, este Instituto foi criado para você, servidor!

 

Missão do IPMUR 

Garantir a concessão dos benefícios previdenciários legalmente previstos aos servidores públicos do município de Urucuia, e seus dependentes de direito, sempre com dignidade, transparência, respeito, eficiência, governabilidade, solidariedade, sustentabilidade financeira e atuarial do Regime Próprio.

Pular para o conteúdo